O Futebol Total - Apresentação e Introdução - #1


A Laranja Mecânica foi a principal precursora do Futebol Total.


Caros leitores, boa noite.

Hoje iniciamos um projeto de 10 textos falando sobre o Futebol Total, desde sua origem até as influências no futebol moderno.

Os textos serão produzidos por mim (Arthur Kartalian) em conjunto do nosso companheiro de blog Faruk Bakri.

Antes de iniciar, gostaria de agradecer a contribuição do pessoal do Blog 4-3-3 na divulgação dos textos. Valeu, galera!

A série será dividida em dez textos, que serão publicados aqui no blog.

Nesse primeiro texto, veremos uma pequena introdução sobre o que é o Futebol Total e qual é a sua filosofia.

O que é o Futebol Total?
Rinuls Michels e Johan Cruyff, técnico e craque - respectivamente - da seleção holandesa de 1974, principal figura do Futebol Total.

O Futebol Total (Totaalvoetbal em holandês) é um sistema em que os jogadores saem constantemente de suas posições de jogo originais e são substituídos por outros jogadores do time, sem perder a sua estrutura de jogo. Neste sistema, nenhum jogador tem uma posição de jogo fixa, qualquer um pode ser o atacante, o meio campista e o zagueiro. O Futebol Total depende muito da capacidade de adaptação de todos os jogadores para funcionar. Funciona com jogadores atentos taticamente, permitindo-os alternar posições em alta velocidade - em outras palavras, todo jogador está apto a desempenhar qualquer outra função. Também cobra um grande esforço técnico e físico dos jogadores.

Disposição tática da seleção holandesa dirigida por Rinus Michels na Copa do Mundo de 1974. (Foto: Reprodução / Três Pontos)


Com um método de pressão no adversário que poderia ser muito bem descrito como uma “anarquia organizada”, o Futebol Total da Holanda em 1974 não dava espaços para o adversário respirar. Mesmo com uma pressão altíssima e com muitos jogadores, por conta da inteligência tática e o comprometimento dos atletas, não sobravam adversários com condições de seguir para o ataque e o jogador com a bola não tinha opções de passe.

Veja nesse vídeo um exemplo:



No próximo episódio, falaremos sobre A Origem do Futebol Total.

Para ficar sempre atualizado, siga-nos nas nossas redes sociais e verifique o blog.

Alguma dica ou opinião? Comente abaixo!

Postar um comentário